quinta-feira, 19 de março de 2015

Prontos para morrer

Estamos prontos para morrer?


Pergunta estranha? Mas, não responda precipitadamente. Observe primeiro o que o Senhor está nos lembrando na Sua Palavra:
“Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.”
(Hb. 15:12).
“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.”
(Salmos 139:23-24).
“Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.” (Salmos, 51:10).
“Então clamarás, e o SENHOR te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente;”
(Isaías 58:9).
“Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus. Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas. Meus irmãos, não vos maravilheis, se o mundo vos odeia. Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte. Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele. Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.”
(I João 3:10-16).
Não sejamos homicidas, como Caim!! Muitas vezes, no nosso coração enganoso, podemos matar pessoas, ignora-las, não fazer questão delas. Que tenhamos cuidado de não transformarmos o nosso coração num aterro sanitário, onde pegamos todo o lixo e enterramos, ás vezes até construimos um jardim sobre o aterro, mas o lixo está dentro. O Senhor quer corações limpos. Ele quer avançar em nossas vidas. Mas, para isso, precisamos estar com o coração limpo. O mundo não pode crer na nossa mensagem, não pode crer no Jesus que dizemos seguir, a menos que esse amor seja manifesto através da Igreja.
Há alguns meses, o Senhor me disse em oração, que o meu coração não estava limpo diante dele, que eu tinha apontamento de dedo, reservas e desconfianças em relação a alguns irmãos. O Senhor me disse que tenho que estar pronta para morrer a qualquer momento. Tenho que estar com o coração em ordem. Eu pensava que estava limpo o meu coração!!! Mas, o Senhor me mostrou que não, que em alguns casos eu simplesmente “aterrei o lixo”. Mas, aí eu disse, com muito temor: “Senhor, toma o meu coração, limpa, purifica, que eu esteja pronta para me encontrar com o Senhor a qualquer momento”. E o Senhor purificou o meu coração. Que liberdade!!!!
Irmãos, a Igreja está toda dividida e dentro de cada divisão há mais divisões. Ressentimentos, mágoas, “homicídios no coração”, indiferenças… Dizemos ser discípulos de Jesus, que amou até os seus algozes, que tratou como amigo o seu traidor, que tem tanta paciência conosco, mas que não pode nos perdoar, se não perdoarmos os nossos devedores.
Só os puros de coração verão a Deus. Que esta Palavra, conhecida de todos nós, penetre no nosso coração e arranque dele toda mágoa, todo ressentimento, toda antipatia, toda indiferença e demais sentimentos nojentos como estes.
E mais: um dia ouvimos de certo irmão, “o Senhor não conta com a nossa razão”, ou seja, o Senhor não quer saber quem teve ou quem não teve razão. Ás vezes podemos até estar cheios de razão!! Podemos estar inocentes na questão!! Mas, qual a brecha que Jesus nos deu? Por acaso Ele disse lá em alguma parte do Sermão da Montanha que se eu tiver razão na desavença, eu posso guardar ressentimentos, posso antipatizar, posso ignorar, posso “assassinar” o outro no meu coração? Não, Ele não nos deu essa brecha. Antes, fechou todas as brechas para que o nosso coração maligno e perverso não cultive raízes de amargura. Se eu argumentar: “Mas, Senhor, foi o outro que me ofendeu!!”, Ele vai dizer: “Dê a outra face!!”. Ou se eu argumentar: “Mas, Senhor, essa pessoa levou algo de mim, exigiu o que era indevido!!”. Ele vai dizer: “Dê também a túnica!!”. Se eu ainda disser: “Jesus, é muito difícil suportar essa pessoa!!!.” Ele vai dizer: “Suporte, mas EM AMOR, assim como Eu tenho suportado você, suas fraquezas, suas durezas, seus defeitos por todo esse tempo…”. E se eu ainda disser: “Senhor, essa pessoa me tratou como inimigo!!”. Ele vai calmamente dizer: “Ame os seus inimigos, faça o bem a quem lhe fez o mal, abençoe a quem lhe amaldiçoou. E tudo isso não fará de você um super-herói da fé, mas um simples e comum Filho de Deus.”
Não, não temos escolha!! Mas, a boa notícia é que se não retivermos nosso coração, se nos apresentarmos a Ele como Isaías um dia fez, Ele nos tocará com sua brasa viva, que é o Espírito Santo, e nos purificará. Aleluia!!
Os defeitos, deficiências de caráter dos outros, quando nos são revelados, é para intercedermos, sentirmos dores de parto pelo irmão. Temos entendido que se o Senhor nos permite tomar ciência dessas coisas na vida dos outros, é para agirmos como sacerdotes e profetas. Mas, primeiro, sacerdotes, pois nesses casos é mais fácil sermos profetas, apontando as falhas, exortando. Mas, primeiro temos que ser sacerdotes, intercedendo, sofrendo diante do Senhor, clamando pela vida do irmão. Para o sacerdote da Antiga Aliança interceder pelo povo, ele deveria entrar no Tabernáculo com o Peitoral.
Nesse acessório das vestes sacerdotais eram gravados em pedras preciosas os nomes das doze tribos de Israel. Mas, o que nos chama a atenção, é que o Senhor estabelece expressamente que esse acessório estaria sobre o CORAÇÃO do sacerdote, e ele não poderia interceder pelo povo, sem estar com os seus nomes no seu CORAÇÃO. Somos sacerdotes da Nova Aliança. Quando nos deparamos com defeitos e deficiências, precisamos colocar o nome do irmão no coração e interceder por ele. Só, então, podemos ser profetas na vida do irmão. “Assim Arão levará os nomes dos filhos de Israel no peitoral do juízo sobre o seu coração, quando entrar no santuário, para memória diante do SENHOR continuamente. ” (Êxodo 28:29). E, como é maravilhoso quando vemos a obra do Senhor avançar na vida do irmão!! Como é satisfatório após as dores de parto, contemplarmos Cristo sendo formado!!
Hoje percebo que atrasei a obra de Deus na minha vida e através dela, cultivando raízes de amargura no meu coração. Não quero mais esse perverso jardim em meu coração. Quero unicamente a Rosa de Sarom florescendo no meu coração. Difícil?? Na verdade é impossível pela minha própria força ou sentimento. Mas, tudo é possível através do Espírito Santo.
Servimos a um Deus que não só nos ama, mas que É AMOR. Que nesses dias, estejamos colocando o nosso coração diante do altar do Senhor e que toda impureza seja queimada, para glória Dele.

E agora, pode responder (diante do Senhor).

Nenhum comentário:

Postar um comentário